João Calvino afirma Q. a Unção de Deus não é um sacramento, pois não é uma cerimônia instituida por Ele e não há nela nenhuma promessa divina. Calvino entende q quando Deus quer q sejamos edificados imediatamente Ele levanta pessoas para serem usadas pelo seu Espirito Santo como manifestação sobrenatural. O Apóstolo Paulo afirma q a manifestação do Espirito Santo é dada a cada um visando um fim proveitoso. Nada é mais danoso à Igreja de Deus do que um irmão q aspira posição mais elevada que dos outros com fim particular e exclusivo de se promover.
No grego Unção é escrito por= Aleiphõ termo geral para descrever qualquer tipo de unção relativa ao refrigerio do corpo como no texto do livro de Rute cap 3:3 lava-te e unge-te e veste o melhor dos teus vestidos para ires ao encontro do teu resgatador (Boaz) fala da limpeza do corpo e embelezamento.
2º Samuel 12:20 Davi depois de passar varios dias jejuando e orando para q Deus o perdoasse e não cumprir-se a promessa de matar o filho dele com Bate Seba gerado pela relação ilícita de adultério: Então Davi levantou da terra. Depois de ter-se lavado, ungido e mudado de vestes, entrou na casa do Senhor e o adorou... Em Daniel 10:3 temos: Naqueles dias, eu Daniel estive triste por tres semanas (21) dias manjar desejável não comi nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com unguento até q se cumpriram as tres semans. Temos aqui um exemplo de consagração pela abstinencia de limpeza corporral e ingestão de alimento diferente daquela q o Senhor Jesus Cristo ensinou no Novo Testamento mateus 6:16 e 17 Tu porem quando jejuares, unges a cabeça e lava o rosto para não pareceres aos hoimens q jejuas..
Lucas 7 36 ate 46 relata o episódio de Maria irmã de Lázaro ungiu os pés do Senhor Jesus com perfume e enxugava com seus cabelos O Evangilista e Apóstolo São João nos capitulos 11 e 12 explica este episodio como sendo Maria irmã de Marta e Lázaro que repreendida por Judas Iscariotes que era o tesoureiro dos discipulos e Ladrão como afirma Lucas. Ele queria que vendesse o perfume e Jesus o repreendeu dizendo: Deixa-a ela guardou este perfume para o dia do meu enterro
Em Genesis 28:10 a 22 Jacó partiu de Berseba e vai para padã harã e chegando a um lugar onde passou a noite e tomando uma pedra fez de travesseiro e dormindo sonhou com uma escada posta na terra q subia ate os ceus e os anjos de Deus subiam e desciam por ela... despertado do sono temeu e disse: Quão terrivel é este lugar, este não é outro lugar senão a casa de Deus esta é a porta dos céus, e levantando-se pegou a pedra q tinha posto por travesseiro, erigiu em coluna e derramou azeite, ungindo-a e dando aque lugar o nome de BETEL.
Outro termo grego é CHRIÕ é mais limitado em seu uso e está restrito as funções sagradas e simbólicas. Refere-se a Cristo como o Ungido de Deus Lucas 4:18 Atos 4:27 Hebreus 1:9
O Termo grego ENCHRIÕ quer dizer esfregar untar lambuzar e metaforicamente é usado na ordem a Igreja de Laodiceia apoc 3:18 no sentido de limpeza espiritual; cuja cegueira estava impedindo de ver a verdade de Deus e sua santidade SEDE SANTOS PORQUE EU O SENHOR VOSSO DEUS SOU SANTO. ainda outro termo grego encontrado na Biblia é EPICHRIÕ o termo epi quer dizer sobre indica a maneira como Jesus mandou o cego esfregar lama nos olhos João 9:6 e 11
CHRISMA substantivo correspondente a CHRIÕ significa unguento ou unção e no novo testamento por metonimia alude ao Espirito Santo 1João 2:20 a 27 o fato de nós crentes em Jesus Cristo termos a unção do Espirito Santo nos torna santos e separados para Deus como afirma Paulo na Carta aos Romanos capitulo 8 vers. 9 vós porém não estais na carne mas no espirito se é que o Espirito de Deus habita em vós, mas, se alguem não tem o espirito de Deus este tal não é dele. João na sua 1ª carta capitulo 2 vers 20 mas vós tendes a Unção q vem do Santo e sabeis tudo... vers 27 e a Unção q está em vós e que vós recebestes Dele fica em vós e não tendes necessidade de que alguem vos ensine, Mas como a sua Unção vos ensina todas as coisas e é verdadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário